O transtorno bipolar (chamado anteriormente de doença maníaco-depressiva), os episódios de depressão se alternam com episódios de mania, ou uma forma menos grave de mania chamada hipomania.
O transtorno bipolar (chamado anteriormente de doença maníaco-depressiva), os episódios de depressão se alternam com episódios de mania, ou uma forma menos grave de mania chamada hipomania. A mania caracteriza-se por atividade física excessiva e sentimentos de euforia que são desproporcionais a qualquer situação.
No transtorno bipolar, os episódios de sintomas se alternam com períodos virtualmente sem sintomas (remissões). Os episódios duram desde poucas semanas até três a seis meses. Ciclos — tempo que decorre desde o início de um episódio até o próximo — varia em duração. Algumas pessoas não têm episódios frequentes, possivelmente só poucas vezes na vida, embora outras tenham quatro ou mais episódios a cada ano (chamado ciclo rápido). Apesar dessa grande variação, o tempo do ciclo para cada pessoa é relativamente consistente. Os episódios consistem de depressão, mania ou mania menos grave (hipomania). Apenas poucas pessoas alternam entre mania e depressão a cada ciclo. Na maioria, um ou outro predomina até certa medida. Depressão A depressão no transtorno bipolar se parece com a depressão que ocorre sozinha. A pessoa se sente muito triste e perde o interesse nas suas atividades. Elas pensam e se movem lentamente e podem dormir além do normal. Pode ocorrer um aumento ou diminuição do apetite e elas podem perder ou ganhar peso. Elas podem se sentir sobrecarregadas com sentimentos de desesperança e culpa. Elas podem não conseguir se concentrar ou tomar decisões. Os sintomas psicóticos (como alucinações e delírios) são mais comuns na depressão que ocorre no transtorno bipolar do que na depressão que ocorre isoladamente.
A psicoterapia costuma ser recomendada para pessoas que tomam medicamentos estabilizadores do humor, sobretudo para os ajudar a seguir o tratamento. A terapia em grupo muitas vezes ajuda as pessoas, e os seus parceiros ou parentes, a entenderem o transtorno bipolar e os seus efeitos. A psicoterapia individual pode ajudar a pessoa a aprender a enfrentar melhor os problemas da vida cotidiana.
Receba o contato profissional com uma avaliação e o valor de sua consulta hoje mesmo!
Você tem interesse em aprender a realizar mudanças em sua vida de forma eficaz? Comece hoje!
A PsicoMed ajuda você a encontrar um profissional de saúde mental:
psicólogo(a), psicanalista ou terapeuta!
2018-2024 © PsicoMed Doctor Psi | Todos os direitos reservados
Política de Privacidade | Termos de Contrato | Fale Conosco
Receba o contato profissional com uma avaliação e o valor de sua consulta hoje mesmo!
Ver Perfil Profissional, Editar, Inserir fotos
Ver Perfil Profissional, Editar, Inserir fotos
Estatísticas de acesso de visitantes
Posts na timeline dos pacientes
Aumente o alcance de seu perfil
Lista de encaminhamentos
Gerenciamento de anúncios no Google
Seu perfil em destaque na plataforma
Sua conta Premium
Gerenciar conta, alterar senha