Qual tem sido sua válvula de escape?
Válvulas de escape são formas que a pessoa encontra de aliviar o desconforto emocional que esteja sentindo diante de uma situação. Temos “válvulas” funcionais, ou seja, aquelas que não trazem prejuízos para a pessoa: atividade física, respirar profundamente e devagar, tomar um copo de água, contar até 10 dentre outras.
E temos as “válvulas” disfuncionais que podem trazer prejuízos ou desencadear compulsões como: álcool, drogas, comida, compras, redes sociais dentre outras. São ações que trazem uma falsa sensação de alívio da emoção presente, por exemplo: Você está ansiosa por causa de uma prova e como forma de aliviar essa ansiedade recorre a comida. Isso com o tempo pode se tornar frequente então toda vez que você sentir ansiedade passa a regular sua emoção através da comida. E se você se perceber ansiosa a maior parte do tempo? Passará o dia comendo?
Tem estudos que mostram que o maior consumo para quem regula a emoção através da comida são de doces, carboidratos e comidas mais gordurosas. Ou seja, disfuncional devido a prejuízos causados. Através da terapia é possível trabalhar as formas de regulação emocional e com isso ajudar a pessoa a ter melhor qualidade de vida.
Lidar com as emoções pode não ser fácil mesmo e tudo bem buscar ajuda.
Se precisar de ajuda, é só me chamar!😉
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
JONAS GAMA DE CASTRO