O amor dói porque toca diretamente o lugar da falta, da dependência emocional e do desejo, que nunca se satisfaz plenamente. Freud (1914/2010) afirma que amar é investir libido  no outro, o que nos torna vulneráveis à perda, à frustração e ao abandono.

 Lacan aprofunda essa ideia ao dizer que “amar é dar o que não se tem a alguém que não é”, indicando que o amor que buscamos no outro é aquilo que nos falta, mas o outro jamais pode completá-lo. 

Uma das perspectivas interessantes é da Melanie Klein,  na perspectiva psicanalítica, o amor dói não por ser patológico, mas porque revela a condição humana marcada pela incompletude, pela dependência do outro e pela impossibilidade de satisfação total do desejo, e elaborar tudo isso dentro nós … é doloroso. 

 Partindo então, deste lugar de dor de amor,  deparamos com a pergunta: como ter então relacionamentos saudáveis? Como sentir menos dor por amar? 

Freud aponta que relações mais saudáveis tornam-se possíveis quando o sujeito consegue cuidar e elaborar suas dores, feridas e história de vida, para então cuidar de si. Para não buscar o imaginário _ ‘’amor ideal’’ ( aquele que acaba com os meus sofrimentos) e passa a ser o amor real!  Passo a enxergar a pessoa que está ao meu lado sem exigir que este parceiro o complete, sustentando o desejo sem aprisioná-lo. Assim, relacionamentos saudáveis, sob a ótica psicanalítica, não são aqueles isentos de conflito, mas os que permitem a circulação da palavra, o reconhecimento da alteridade e a responsabilização subjetiva pelo próprio desejo, transformando a dor do amor em possibilidade de crescimento psíquico.

Sentir menos dor por alguém não é apagar o vínculo e nem diminuir sentimentos.

Quando você se torna o próprio eixo, o amor deixa de ser ferida aberta e passa a ser encontro possível.

Por isso, o processo terapêutico ajuda a cuidar de você, abrindo espaço para novos recomeços e fortalecendo o cuidado com aqueles que amamos ter por perto.

 

Leave a Comment

A plataforma que conecta terapeutas e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.

2018-2025 © TerapiaMed Doctor Psi | Todos os direitos reservados  
Política de Privacidade  | Termos de Contrato | Fale Conosco

Avaliação de consulta

Programa Apoiar (páginas)

Entre em sua conta

Ainda não tem cadastro? Abra conta grátis

Olá, visitante

Olá, visitante

Ver Perfil

Ver Perfil Profissional, Editar, Inserir fotos

Editar Perfil

Ver Perfil Profissional, Editar, Inserir fotos

Notificações

Estatísticas de acesso de visitantes

Feed de Notícias

Posts na timeline dos pacientes

Publicar no Blog

Aumente o alcance de seu perfil

Painel Encaminha

Lista de encaminhamentos

Painel Ads

Gerenciamento de anúncios no Google

Plano Premium

Seu perfil em destaque na plataforma

Painel Financeiro

Sua conta Premium

Minha Conta

Gerenciar conta, alterar senha

Olá, visitante

Terapia por cidades