Sim! Quando o indivíduo tem a crença de que nunca é sadio, vive em constante medo, preocupado e ansioso acerca de estar sempre doente.
Esse fenômeno é chamado de Hipocondria/ Nosomifalia, que faz parte da classe dos transtornos ansiosos. É classificado pelo manual Estatístico Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde como transtorno hipocondríaco F45.2.
Para a maioria das pessoas, a preocupação com uma dor ou um mal-estar termina quando o sintoma desaparece. Porém, para os hipocondríacos, esse incômodo não vai embora. Eles apresentam um problema que vai além do corpo, um dano psicossomático (emoções, sentimentos e pensamentos), por acreditarem que realmente estão doentes.
A pessoa não consegue ver que o medo intenso de desenvolver algum tipo de doença o torna um doente em potencial. Quando a pessoa passa a criar expectativas que não são verdadeiras sobre o seu corpo, no que diz respeito a doenças, a mente adoece.
Tem tratamento, esse medo irracional pode ser trabalhado em terapia, em parceria entre paciente e psicólogo. Se você desconfia que possa ser um hipocondríaco, saiba que pode sim obter ajuda, trabalhar suas emoções, pensamentos e sensações através do autoconhecimento.
Não deixe de fazer uma avaliação, comece a cuidar de você.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
JONAS GAMA DE CASTRO